Projeto em construção!

Após assistir “Band of Brothers” e “Resgate do Soldado Rian”, fomos ‘sugados’ para as celebrações dos 60 anos do “Dia-D”, tratando dos desembarques aliados na Normandia (FRA) em 06 de junho de 1944. Passamos lá uma semana em junho de 2004, num hotel da pequena cidade de Honfleur e conhecemos quase todos os recantos ligados ao evento que mudou a história da Segunda Guerra Mundial.

De bandeja, ainda encontramos os pilotos do “Senta a Pua”, primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil (combateram no norte da Itália entre 1944 e 1945), Rui, Meirinha e Goulart, homenageados pelo governo francês no Liceu Santos Dumont em Paris, em nosso retorno.

Daí, para frequentar a Base Aérea de Santa Cruz, ter contato com outros veteranos da Segunda Guerra, foi um ‘pulinho’, desaguando no retorno a Normandia em 2009, 2014 e 2019, além de diversas viagens ao palco de atuação da Força Expedicionária Brasileira nos Apeninos Modaneses, entre Pistoia e Bologna, e uma passagem por Pearl Harbor em 2016 para recordar os 75 anos do ataque japonês.

A idéia aqui é disponibilizar parte do acervo particular relacionado a esse período da História contemporânea e, eventualmente, transformar este espaço virtual em ponto de discussão e aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *